quinta-feira, 9 de junho de 2011

Santo Antonio

Santo Antonio

Oração para todos os dias

Santo Antônio, recorremos á voz porque sabemos que o casamento é uma vocação abençoada por Deus.

É o Sacramento do amor, comparado ao Amor de Cristo para com a Igreja.

Abençoai todos aqueles que se sentem chamados ao matrimônio.

Santo Antônio, ajudai que o namoro e matrimônio sejam alicerçados pelo amor sincero e a verdade constate.

Coloque no coração dos namorados e dos casais, verdadeiros sentimentos de afeto.

Fazei com que comtemplem, um ao outro e busquem uma união abençoada por Deus.

Para que os namorados e os casais sejam capazes de vencer os possíveis problemas familiares e conservem sempre vivo o amor.

Para que nunca falte a compreensão e a harmonia familiar

Oh! Glorioso Santo Antônio que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai deste mesmo Jesus, a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração

(faça agora o pedido da graça)...



Santo Antônio, vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem agora vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender-me nesta insistente súplica.

Santo Antônio, me defenda de todos os perigos, afaste de mim e do meu lar todas as tribulações.

Me proteja em todos os empreendimentos, me inspire na pratica do bem e na busca da vida eterna.

Santo Antônio, rogai a Deus pelos namorados.

Santo Antônio, rogai a Deus pelos casais.



Amém..

Homilia do Padre Reginaldo Manzotti (5 de Junho) Parte 2

Homilia do Padre Reginaldo Manzotti (5 de Junho) Parte 1

MENSAGEM


Quem lê o livro Ágape:

Nunca machuca alguém com gestos ou palavras;

Nunca fere o coração, nem desperta nele sentimentos que você não poderá corresponder;

Lendo o Ágape, você jamais será esquecido ou apagado da vida do Senhor;

No Ágape você não fecha portas, ao contrário, abre portas;

Lendo o Ágape, você começa pensar dia a dia e viver esse dia intensamente;

E isso faz com que a morte seja parcelada em suaves prestações.

Porque aqui é uma passagem e no Ágape ( amor incondicional, amor sem limites, amor que renova e transforma ), nós buscamos o alto em todos os momentos.

Um forte Ágape!!!!

Mensagem

Mensagem do padre para esta edição

Filhos e Filhas

Evangelizar é Preciso e faz parte da evangelização essa ação concreta de confortar os que sofrem e, parafraseando Santo Antônio, dar pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão, porque uma evangelização eficaz faz pessoas melhores. Encerro esta mensagem invocando o Espírito Santo para que a nossa evangelização traga mais corações a Deus.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos:
Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo,
fazei que apreciemos retamente todas as coisa, segundo o mesmo Espírito.
E gozemos sempre da Sua consolação, por Cristo Senhor Nosso.
Amém!

Que Deus abençoe você e sua família.

Padre Reginaldo Manzotti
www.padrereginaldomanzotti.org.br

Livro do Eclesiástico - TEOLOGIA

O livro de ECLESIÁSTICO testemunha uma época de transição onde já se começam a esboçar os traços característicos do judaísmo como forma evoluída de religião bíblica. Trata-se de um judaísmo poliforme, onde o próprio cristianismo viria lançar raízes. Mas é diferente da tendência rabínica posterior, a que o ramo preponderante do farisaísmo, especialmente a partir de 70 da nossa era, viria dar um aspecto monolítico.

Do confronto helenismo-judaísmo, ECLESIÁSTICO assimila o que considera bom e compatível com a sua fé; mas rejeita o que se opõe à essência da fé judaica e alerta para os perigos da cultura envolvente e dominante. A respeito do Cânon das Escrituras, o Prólogo menciona já a divisão tripartida "Lei, Profetas e os outros livros" (ver 39,1-3), e o próprio livro cita ou menciona mais ou menos diretamente muitos desses livros sagrados.

O autor faz ainda uma síntese da religião tradicional e da sabedoria comum, à luz da sua própria experiência. O tradutor grego quis tornar este manual de conduta acessível a todos aqueles "que, em terra estrangeira, querem instruir-se, reformar os seus costumes e viver segundo a Lei" (Prólogo). A identificação entre a sabedoria e a Lei de Deus (24,23) é a afirmação mais inovadora e característica de ECLESIÁSTICO, tal como é inovadora a inserção da História no gênero sapiencial.

A série de personagens da História de Israel, cujo relato se apresenta na parte final do livro (44,1-50,21), tem o objetivo pedagógico de despertar o orgulho em pertencer a um povo de grandes homens. Porque eles seguiram a palavra de Deus com toda a fé e coragem e foram bem sucedidos, são uma lição para o povo e serão sempre lembrados na posteridade.

ECLESIÁSTICO defende a fé tradicional do seu povo: Deus é eterno e único (18,1; 36,4; 42,21), é autor de uma criação perfeita, apesar dos seus mistérios e contradições aparentes (42,21.24); e, diante dela, o próprio Eclesiástico, como o salmista, enche-se de um especial entusiasmo (39,12-35; 42,15-43,33). Deus tudo conhece (42,15-25); "Ele é tudo" (43,27), governa o universo com justiça e prudência (16,17-23) e retribui com equidade (33,13); é misericordioso, capaz de perdoar e de salvar no tempo da aflição (2,11); é Pai, não apenas de Israel, de quem é o Deus único (17,17-18; 24,12), mas também de cada indivíduo (23,1). Esta concepção constitui um progresso considerável na teologia do judaísmo.

continua amanhã........

Chamando Deus de Pai

Eclesiástico 11, 29-34

29 Não introduza qualquer pessoa em sua casa, porque são muitas as ciladas do fraudulento.
30 O coração do orgulhoso é como a perdiz que serve de isca na gaiola: como espião, ele fica esperando que você caia em ruína.
31 Ele arma ciladas, transformando o bem em mal, e encontra defeitos até mesmo nas melhores coisas.
32 Como a faísca acende um grande braseiro, o homem perverso tem sede de sangue.
33 Cuidado com o perverso, pois ele trama o mal: ele poderá sujar para sempre o nome que você tem.
34 Hospede o estrangeiro, e ele provocará desordens, transformando você num estranho para seus próprios familiares.

Compartilhe com o padre Reginaldo Manzotti a experiência que esta leitura lhe trouxe no dia de hoje:

Leituras do dia 09 06 2011

1ª Leitura - At 22,30; 23,6-11

É preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma.
Leitura dos Atos dos Apóstolos 22,30; 23,6-11

Naqueles dias:

30Querendo saber com certeza
por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus,
o tribuno soltou-o
e mandou reunir os chefes dos sacerdotes
e todo o conselho dos anciãos.
Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles.

23,6
Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus
e a outra parte eram fariseus,
Paulo exclamou no conselho dos anciãos:
'Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus.
Estou sendo julgado
por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos.'

7
Apenas falou isso,
armou-se um conflito entre fariseus e saduceus
e a assembléia se dividiu.

8
Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição,
nem anjo, nem espírito,
enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra.

9
Houve, então, uma enorme gritaria.
Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus,
levantaram-se e começaram a protestar, dizendo:
'Não encontramos nenhum mal neste homem.
E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?'

10
E o conflito crescia cada vez mais.
Receando que Paulo fosse despedaçado por eles,
o comandante ordenou que os soldados descessem
e o tirassem do meio deles,
levando-o de novo para o quartel.

11
Na noite seguinte,
o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse:
'Tem confiança.
Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém,
é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma.'
Palavra do Senhor.

Salmo - Sl 15, 1-2a.5. 7-8. 9-10. 11 (R.1)

R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!*
2aDigo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor.
5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,*
meu destino está seguro em vossas mãos!R.

7Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,*
e até de noite me adverte o coração.
8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,*
pois se o tenho a meu lado não vacilo.R.

9Eis por que meu coração está em festa,
minha alma rejubila de alegria,*
e até meu corpo no repouso está tranqüilo;
10pois não haveis de me deixar entregue à morte,*
nem vosso amigo conhecer a corrupção. R.

11Vós me ensinais vosso caminho para a vida;
junto a vós, felicidade sem limites,*
delícia eterna e alegria ao vosso lado!R.

Evangelho - Jo 17,20-26

Para que eles cheguem à unidade perfeita.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 17,20-26

Naquele tempo, Jesus levantou os olhos ao céu e disse:
Pai Santo,

20
eu não te rogo somente por eles,
mas também por aqueles
que vão crer em mim pela sua palavra,

21
para que todos sejam um
como tu, Pai, estás em mim e eu em ti,
e para que eles estejam em nós,
a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.

22
Eu dei-lhes glória que tu me deste,
para que eles sejam um, como nós somos um:

23
eu neles e tu em mim,
para que assim eles cheguem à unidade perfeita
e o mundo reconheça que tu me enviaste
e os amaste, como me amaste a mim.

24
Pai, aqueles que me deste,
quero que estejam comigo onde eu estiver,
para que eles contemplem a minha glória,
glória que tu me deste
porque me amaste antes da fundação do universo.

25
Pai justo, o mundo não te conheceu,
mas eu te conheci,
e estes também conheceram que tu me enviaste.

26
Eu lhes fiz conhecer o teu nome,
e o tornarei conhecido ainda mais,
para que o amor com que me amaste esteja neles,
e eu mesmo esteja neles'.
Palavra da Salvação.

Reflexão - Jo 17, 20-26

Jesus nos pede para viver a unidade de tal modo que possamos testemunhar a unidade da Trindade. Esta vivência da unidade não significa uma uniformidade, mas que todos vivamos de acordo com as nossas condições e de diferentes formas os mesmos valores. Assim, encontramos na Igreja diferentes formas de espiritualidade e de ação evangelizadora totalmente diferentes entre si, mas essas diferenças não ferem a unidade dos cristãos porque são formas diferentes e não essências, são formas diferentes de viver a mesma fé e participar no mesmo projeto anunciado por Jesus.