domingo, 1 de maio de 2011

BELÍSSIMA ORAÇÃO E LINDA INTERPRETAÇÃO - PADRE REGINALDO MANZOTTI

Mensagem para amigos


Na fadiga dos nossos dias, frequentemente esquecemo-nos de elevar uma prece ao Senhor, mas geralmente não nos esquecemos de verificar o nosso e-mail.
Por esta razão, tomei a liberdade de recriar uma de tantas apresentações que recebi e nos fazem recordar Deus e fazer uma pequena oração…



Meu Deus…

Ajuda-me a dizer a palavra da verdade na cara dos fortes,
e a não mentir para obter o aplauso dos débeis.

Se me dás dinheiro, não tomes a minha felicidade,

e se me dás forças, não tires o meu raciocínio.

Se me dás êxito,
não me tires a humildade

se me dás humildade,
não tires a minha dignidade.

e não me deixes acusar os meus adversários,
apodando-os de traidores, porque não partilham o meu critério.

Ensina-me a amar os outros como me amo a mim mesmo,
e a julgar-me como o faço com os outros.

Não me deixes embriagar com o êxito,
quando o consigo, nem a desesperar, se fracasso.

Sobretudo, faz-me sempre recordar que o fracasso
é a prova que antecede o êxito.

Ensina-me
que a tolerância é o mais alto grau da força

e que o desejo de vingança
é a primeira manifestação da debilidade.

Se me despojas do dinheiro, deixa-me a esperança,
e se me despojas do êxito,
deixa-me a força de vontade para poder vencer o fracasso.

Se me despojas do dom da saúde
deixa-me a graça da fé.

Se causo dano a alguém,
dá-me a força da desculpa,
e se alguém me causa dano,
dá-me a força do perdão e da clemência.

Meu Deus... se me esquecer de Ti
Tu não Te esqueças de mim !
Amém
"MAHATMA GANDHI"

Agora, é a tua vez…
Partilha esta mensagem com os teus amigos.
"E Que tenhas um belo dia!"

História da Bíblia Sagrada

Hermenêutica

1. Conceito

A palavra 'hermenêutica' vem do verbo 'hermenêuein' (interpretar). E esta interpretação foi entendida diversamente através dos tempos. Por isso, temos três tipos de exegese: l. rabínica; 2. protestante; 3. católica.

2. Exegese Rabínica

Os judeus interpretavam a escritura ao pé da letra, por causa da noção de inspiração que tinham. Se uma palavra não tinha sentido perceptível imediatamente, eles usavam artifícios intelectuais, para lhes dar um sentido, porque todas as palavras da Bíblia tinham que ter uma explicação. O exemplo do paralítico é antológico: ele passara 38 anos doente. Por que 38? Ora, 40 é um número perfeito, usado várias vezes na vida de Cristo (antes da ressurreição, no jejum) ou também no AT (deserto, Sinai). Dois é outro número perfeito, porque os mandamentos (vontade) de Deus se resumem em "2": amar Deus e ao próximo. Portanto, tirando um número perfeito de outro, isto é, tirando 2 de 40 deve dar um número imperfeito (38) que é número de doença...

Alegoria pura: neste sentido se entende a condenação de certas teorias que apareceram e eram contrárias à Bíblia (caso de Galileu). Assim era a exegese antiga. No século XVIII, o racionalismo fez o extremo oposto desta doutrina: negaram tudo que tinha alguma aspecto de sobrenatural e mistério, e procuravam explicações naturais para os fatos incompreensíveis, assim por exemplo, dizendo que Cristo hipnotizava os ouvintes e os iludia dizendo que era milagre. JC não ressuscitou, mas ele apenas havia desmaiado na cruz, e quando tornou a si saiu do sepulcro... Talvez não o fizessem por maldade. Era por principio filosófico.

A Igreja primitiva herdou muito do rabinismo, no início, mas depois se libertou. Começaram por ver na Bíblia vários sentidos: literal, pleno e acomodatício. Literal: sentido inerente ás palavras, expressão pura e simples da idéia do autor; Pleno: fundado no literal, mas que tem um aprofundamento talvez nem previsto pelo autor. Deus pode ter colocado em certas palavras um significado mais profundo que o autor não percebeu, mas que depois se descobre. Deus, como autor, fez assim. A palavra do profeta se refere a uma situação histórica; a palavra de Deus se refere ao futuro. Acomodatício: é a acomodação a um sentido à parte que combina com as palavras. É a Bíblia aplicada à realidade apenas pela coincidência dos textos. Por exemplo, em Mt se lê "do Egito chamei meu filho"... para que se cumprisse a Escritura. Mas o sentido, ou seja, a aplicação original deste trecho não se referia à volta da Sagrada Família, mas sim à saída do Povo do Egito. Esta acomodação foi explorada demasiadamente pelos pregadores, que até abusaram disto. Outro exemplo de acomodação é a aplicação a Maria dos textos do livro da Sabedoria. Estes são mais literatura que Escritura. Todavia, crendo-se na inspiração, aceita-se que as palavras do autor podem ter uma significação mais profunda que a original.

3. Exegese Protestante

Surgiu do protesto de alguns cristãos contra a autoridade da Igreja como intérprete fiel da Bíblia. Lutero instituiu o princípio da "scritura sola" (traduzindo, a escritura sozinha), sem tradição, sem autoridade, sem outra prova que não a própria Bíblia. A partir daquele instante, os Protestantes se dedicaram a um estudo mais acentuado e profundo da Bíblia, antecipando-se mesmo aos católicos. Mas o princípio posto por Lutero contribuiu para um desastre hermenêutico, pois ele mesmo disse que cada um interpretasse a Bíblia como entendesse, isto é, como o Espirito Santo o iluminasse.

Isto fez surgir várias correntes de interpretação, que podem se resumir em duas: a conservadora e a racionalista. A conservadora parte daquele principio da inspiração = ditado, em que se consideram até os pontos massoréticos como inspirados. Não se deve aplicar qualquer método cientifico para entender o que está escrito. É só ler e, do modo que Deus quiser, se compreende. A racionalista foi influenciada pelo iluminismo e começou a negar os milagres. Daí passou à negação de certos fatos, como os referentes a Abraão. Afirmam que as narrações descritas, como provam o vocabulário, os costumes, são coisas de uma época posterior, atribuído àquela por ignorância. Esta, teoria teve muito sucesso e começaram a surgir várias 'vidas' de Jesus em que ele era apresentado como um pregador popular, frustrado, fracassado...

Outros ainda interpretavam o Cristianismo dentro da lógica hegeliana: São Paulo, entusiasmado, teria feito uma doutrina, que atribuiu a JC (tese); depois São João, com seu Evangelho constituiu a antítese; finalmente São Marcos fez a síntese. Hoje, porém, se sabe que Marcos é o mais antigo. Estes intérpretes se contradizem entre si, o que provocou uma certa desconfiança. Por fim, a própria arqueologia, em auxílio do Cristianismo, veio provar com a descoberta de vários documentos históricos que a Bíblia tinha razão: aqueles costumes, aquele vocabulário eram realmente daquela época, inclusive o uso dos nomes Abraão, Isaac também eram comuns no tempo. Isto e outras coisas serviram para desmentir tais idéias iluministas.

4. Exegese Católica

Inicialmente, apegou-se muito aos métodos tradicionais: usava mais a tradição e menos a Bíblia. Mesmo no século XIX, a tendência era ainda conservar a apologética, a defesa da fé. Foi o Padre Lagrange quem iniciou o movimento de restauração da exegese católica. Começou a comentar o AT com base na critica histórica. Mas foi alvo tantos protestos que não teve coragem de continuar. Em seguida, comentou o NT, e ainda hoje é autoridade no assunto. A Igreja Católica custou muito a perceber o seu atraso no estudo bíblico, e até bem pouco tempo ainda afirmava ser Moisés o autor do Pentateuco, quando os protestantes há mais de um século já descobriram que não.

O primeiro passo da nova exegese da Igreja Católica foi dado por Pio XII, em 1943, com a encíclica DIVINO AFFLANTE SPIRITU, na qual aprovou a teoria dos vários gêneros literários da Bíblia. Depois, em 1964, Paulo VI aprovou um estudo de uma comissão bíblica a respeito da história das formas (formgeschichte). E hoje em dia, tanto os exegetas católicos como os protestantes são a favor desta, e qualquer livro sério sobre o assunto traz este aspecto. Protestantes citam católicos e vice versa, sem nenhuma restrição.


Leia mais em:
http://www.bibliacatolica.com.br/historia_biblia/4.php#ixzz1Km2wkBSC

Oração para todos os dias

Jesus Ressuscitado, rolai as pedras do meu caminho!

Ó Deus de grande Misericórdia e Bondade infinita. Eis que hoje venho suplicar pela Vossa Misericórdia as Graças necessárias para mim e para meus familiares:

(Faça agora seu pedido a Jesus Ressuscitado, a Jesus Misericordioso! ...).

Ó Senhor, aumentai em nós sem cessar a Vossa Misericórdia, a fim de que possamos cumprir fielmente a Vossa Santa Vontade durante toda nossa vida e na hora da morte. Que o Poder da Vossa Misericórdia nos defenda dos ataques dos inimigos da Nossa Salvação. Jesus é a nossa confiança. Pelo Seu Coração Misericordioso, como por uma porta aberta, esperamos entrar no Céu.

Jesus Misericordioso, Jesus Ressuscitado, eu clamo a Vossa Misericórdia e a Força da Ressurreição. Rolai essas pedras do meu caminho.

Jesus, eu confio em Vós...

Senhor Jesus Cristo, que tendo ressuscitado dos mortos, nos abriu as portas da eternidade. Afugentai as trevas, a discórdia, a desavença, e rolai as pedras do meu caminho, da minha família e do meu ambiente de trabalho.

Jesus Misericordioso, eu clamo a Vossa Misericórdia sobre esta causa:

(Faça novamente o seu pedido)

Jesus Ressuscitado, Jesus Misericordioso, eu clamo o Vosso Poder. Amém.

QUANTO CUSTA O BRASIL PARA VOCÊ?

Lista de Produtos e Serviços

A carga tributária brasileira não é apenas alta. É complexa, estendendo-se por toda a cadeia econômica. Os impostos, taxas e contribuições também alcançam a produção, o in­vestimento, o trabalho, a importação, a exportação, a renda, a propriedade ... E por aí vai. A tabela apresentada a seguir tem apenas o objetivo de exemplificar este sobrepeso tribu­tário ao consumo direto, que afeta a todos os brasileiros, inde­pendente de sua renda. Os dados foram fornecidos pelo IBPT - Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, com base na carga tributária do Estado de São Paulo. Podem apresentar al­terações devido a eventuais mudanças da política tributária federal, bem como distintas tributações praticadas por Esta­dos, Municípios e Distrito Federal.

Bebidas

Carga tributária

Água

37,88%

Água de coco

34,13%

Água mineral

43,91%

Cachaça

81,87%

Café

19,98%

Caipirinha

76,66%

Cerveja (lata)

54,80%

Cerveja (garrafa)

54,80%

Champagne

59,49%

Refrigerante (lata)

45,80%

Refrigerante (garrafa)

43,91%

Suco pronto

36,21%

Wisky

61,22%

Vinho

54,73%

LEVANTA E ANDA

Aline Barros - Deus do Impossível (Ao Vivo)


Eclesiástico 1, 1-8

Toda a sabedoria vem do Senhor, esta com Ele para sempre.

Quem poderá contar areias da praia, as gotas de chuva, os dias no mundo?

Quem pode explorar a altura do céu, a extensão da terra, e a profundeza do abismo?

A sabedoria foi criada antes de todas as coisas, e a inteligência prudente foi criada antes dos séculos!

A quem foi revelada a raiz da sabedoria?

Quem conhece os projetos? Somente um sábio.

É o Senhor, Ele que criou a sabedoria a conheceu a enumerou a derramou sobre todas as suas obras.

Ele a repartiu entre os seres vivos conforme a sua generosidade. E concedeu a todos aqueles que o amam.

Compartilhe com o padre Reginaldo Manzotti, a experiência que esta leitura lhe trouxe no dia de hoje:

http://www.padrereginaldomanzotti.org.br