quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Evangelho (Mateus 18,21–19,1)
Quinta-Feira, 11 de Agosto de 2011
Santa Clara
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18,21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna.
25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’.
29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muitos tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias, tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’
34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. 19,1Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
Procure Deus em primeiro lugar
Enquanto continuarmos no sistema do mundo, seremos vítimas. O grande apelo é este: “Procurar Deus em primeiro lugar”.
Ao buscar o Reino de Deus, empenho minha vida, minha saúde, meu tempo em implantar Seu Reino. Não vivo para mim mesmo, nem só para minha família, nem só para ganhar dinheiro, para dar segurança a meus filhos e garantir-lhes um futuro. Vivo para meu Deus e para a implantação de Seu Reino. Vivo para que Sua Justiça aconteça. É nisso que invisto minha vida! Como consequência, por acréscimo, o Senhor me dá tudo o mais de que necessito.
Portanto, não dá para estar nos dois sistemas. Não podemos ficar “pulando de galho em galho”, nem ficar “com um pé lá e outro cá”. Existem muitas “Martas”: mulheres e homens que se preocupam com muitas coisas: com o dia de ontem, com o dia de hoje e de amanhã, com seus filhos e netos, com seu emprego, sua segurança e saúde. Porém, uma só coisa é necessária: Maria escolheu a melhor parte e não vai lhe ser retirada.
Nós só podemos procurar Deus, Seu Reino, Sua justiça, certos de que tudo mais nos será dado por acréscimo. Temos de aprender a procurar Deus por Deus, não por causa de nossos interesses, senão o príncipe deste mundo vai continuar nos enganando. Quando buscamos Deus e mergulhamos n'Ele, tudo nos é dado por acréscimo. A paz e a alegria é um acréscimo e, com isso, também o emprego e o dinheiro. Eis o segredo!
Adoremos a Deus, sem outros interesses, porque Deus é Deus. Tudo nos virá por acréscimo porque saímos do sistema do mundo, que nos colocava como centro, e colocamos o Senhor como único centro de nossa vida.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Filhos e Filhas
No segundo domingo de agosto, mês vocacional, somos convidados a refletir a vocação familiar e a paternidade. Neste ano, o tema da Missa das Famílias, que celebro neste sábado, dia 13 de agosto, será: "Senhor, protege a minha família".
Vamos pedir que a nossa família esteja protegida contra a violência, contra as drogas, mas também da mentira, do egoísmo, do individualismo e da falta de perdão.
Vamos juntos interceder pela família e convido você a rezar pela sua. Pedir que, em nossas famílias, o perdão seja abundante, o amor seja constante e o diálogo uma ponte de um recomeço, pois como disse o beato João Paulo II: "A família é base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que lhes guiam durante toda sua vida".
Que Deus abençoe você e sua família.
www.padrereginaldomanzotti.
Oração para todos os dias
Sagrada Família de Nazaré, me coloco em oração por todas as famílias e clamo Ó Sagrada Família de Nazaré:
Que as famílias aqui na terra, tenham o discernimento necessário, para fugir de todas as ciladas dos Herodes de hoje.
Como fizeste na gruta de Belém, na fuga para o Egito.
Jesus Maria e José, eu coloco como intenção especial, o pai aqui na terra, que Deus Pai do Céu, me concedeu como pai biológico:
(Diga o nome do seu pai)
Aos falecidos: peço descanso eterno.
Aos vivos: saúde, prosperidade e paz.
Senhor, abençoai e Santificai as famílias, de modo especial os casais.
Aperfeiçoai o amor dentro do matrimônio, fazei com que sempre lembrem o pacto nupcial, que possam a cada dia, no perdão no diálogo e na fidelidade, reavivar o amor que os une.
Senhor, que o perdão seja abundante, que o amor seja constante e o diálogo uma ponte de um recomeço.
Afugentai da família: brigas, discórdias, desavenças, infidelidade e enfermidade.
Afastai para longe todos os ataques dos inimigos contra a família e de modo particular, por estas pessoas cujo nome agora apresento:
( Falar o nome de todas as pessoas)
Sagrada Família de Nazaré, santificai e protegei a minha família
Sagrada Família de Nazaré, santificai e protegei a minha família
Sagrada Família de Nazaré, santificai e protegei a minha família
E de modo especial daí descanso eterno aos pais falecidos. Saúde, paz e prosperidade aos pais aqui na terra. Amém.
No poder da oração
(Letra e música: Pe Reginaldo Manzotti / Alexandre Malaquias)
Nem todo dia é claridade, senhor.
Há dias em que o sol se esconde nas nuvens.
Horizonte perdido de uma vida marcada na dor
Renasce na luz sem ocaso de amor.
Meu Jesus e Senhor
Na noite escura da vida e da fé
A tua presença venha me conduzir.
Me faça em teus braços
De novo sorrir,
Meu Jesus
Nem toda hora é fácil ter fé, Senhor .
Tomar minha cruz e seguir os teus passos.
Jamais duvidar e crer na poder da oração
Saber esperar em meio à aflição .
Meu Jesus e senhor
A Um pedaço de você
Um pedaço de você se perdeu na curva, quando abandonou seu sonho sem tentar, quando aceitou trabalhar onde não gostava, quando fazia o que não suportava, quando disse sim, quando queria dizer não, quando deixou o amor-Ágape morrer antes de nascer, por medo de sofrer...
A vida pede atitude em cada instante e passa por cima de quem se cala, de quem aceita, de quem acredita que tudo está perdido. A vida desacata quem não se aceita, humilha quem não se valoriza, ensina com amor os que amam sem medidas, ensina com dor, os que fogem das lições.
Um pedaço de você quer tudo, outro quer se esconder. Assim, cabe a você, só a você, dosar ansiedade e apatia, ter um tempo para criar e outro para executar, falar e ouvir, ensinar e aprender, caminhar e correr, amar e ser amado, falar baixo e gritar. ter um tempo para refletir...
Só não vale cruzar os braços, só não vale não ser você, só não vale esquecer e se você já leu o nosso Ágape ou deu de presente para quem não estava bem, tenha a certeza que não vai faltar pedaço em você, ao contrário, você vai ser totalmente preenchido pelo amor generoso de Deus!
Um forte Ágape!!!!