1. | Agora, a respeito das coisas que me escrevestes. Penso que seria bom ao homem não tocar mulher alguma. | |
2. | Todavia, considerando o perigo da incontinência, cada um tenha sua mulher, e cada mulher tenha seu marido. | |
3. | O marido cumpra o seu dever para com a sua esposa e da mesma forma também a esposa o cumpra para com o marido. | |
4. | A mulher não pode dispor de seu corpo: ele pertence ao seu marido. E da mesma forma o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa. | |
5. | Não vos recuseis um ao outro, a não ser de comum acordo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e depois retornai novamente um para o outro, para que não vos tente Satanás por vossa incontinência. | |
6. | Isto digo como concessão, não como ordem. |
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7. | Pois quereria que todos fossem como eu; mas cada um tem de Deus um dom particular: uns este, outros aquele. | |
8. | Aos solteiros e às viúvas, digo que lhes é bom se permanecerem assim, como eu. | |
9. | Mas, se não podem guardar a continência, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se. | |
10. | Aos casados mando (não eu, mas o Senhor) que a mulher não se separe do marido. |
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11. | E, se ela estiver separada, que fique sem se casar, ou que se reconcilie com seu marido. Igualmente, o marido não repudie sua mulher. | |
12. | Aos outros, digo eu, não o Senhor: se um irmão desposou uma mulher pagã (sem a fé) e esta consente em morar com ele, não a repudie. | |
13. | Se uma mulher desposou um marido pagão e este consente em coabitar com ela, não repudie o marido. |
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14. | Porque o marido que não tem a fé é santificado por sua mulher; assim como a mulher que não tem a fé é santificada pelo marido que recebeu a fé. Do contrário, os vossos filhos seriam impuros quando, na realidade, são santos. | |
15. | Mas, se o pagão quer separar-se, que se separe; em tal caso, nem o irmão nem a irmã estão ligados. Deus vos chamou a viver em paz. | |
16. | Aliás, como sabes tu, ó mulher, se salvarás o teu marido? Ou como sabes tu, ó marido, se salvarás a tua mulher? |
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17. | Quanto ao mais, que cada um viva na condição na qual o Senhor o colocou ou em que o Senhor o chamou. É o que recomendo a todas as igrejas. | |
18. | O que era circunciso quando foi chamado (à fé), não dissimule sua circuncisão. Quem era incircunciso, não se faça circuncidar. | |
19. | A circuncisão de nada vale, e a incircuncisão de nada vale, o que importa é a observância dos mandamentos de Deus. | |
20. | Cada um permaneça na profissão em que foi chamado por Deus. | |
21. | Eras escravo, quando Deus te chamou? Não te preocupes disto. Mesmo que possas tornar-te livre, antes cuida de aproveitar melhor o teu chamamento. |
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22. | Pois o escravo, que foi chamado pelo Senhor, conquistou a liberdade do Senhor. Da mesma forma, quem era livre por ocasião do chamado, fez-se escravo de Cristo. | |
23. | Por alto preço fostes comprados, não vos torneis escravos de homens. | |
24. | Irmãos, cada um permaneça diante de Deus na condição em que estava quando Deus o chamou. |
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25. | A respeito das pessoas virgens, não tenho mandamento do Senhor; porém, dou o meu conselho, como homem que recebeu da misericórdia do Senhor a graça de ser digno de confiança. | |
26. | Julgo, pois, em razão das dificuldades presentes, ser conveniente ao homem ficar assim como é. | |
27. | Estás casado? Não procures desligar-te. Não estás casado? Não procures mulher. | |
28. | Mas, se queres casar-te, não pecas; assim como a jovem que se casa não peca. Todavia, padecerão a tribulação da carne; e eu quisera poupar-vos. | |
29. | Mas eis o que vos digo, irmãos: o tempo é breve. O que importa é que os que têm mulher vivam como se a não tivessem; | |
30. | os que choram, como se não chorassem; os que se alegram, como se não se alegrassem; os que compram, como se não possuíssem; | |
31. | os que usam deste mundo, como se dele não usassem. Porque a figura deste mundo passa. | |
32. | Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor. | |
33. | O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa. | |
34. | A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito; mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido. | |
35. | Digo isto para vosso proveito, não para vos estender um laço, mas para vos ensinar o que melhor convém, o que vos poderá unir ao Senhor sem partilha. | |
36. | Se alguém julga que é inconveniente para a sua filha ultrapassar a idade de casar-se e que é seu dever casá-la, faça-o como quiser: não há falta alguma em fazê-la casar-se. | |
37. | Mas aquele que, sem nenhum constrangimento e com perfeita liberdade de escolha, tiver tomado no seu coração a decisão de guardar a sua filha virgem, procede bem. | |
38. | Em suma, aquele que casa a sua filha faz bem; e aquele que não a casa, faz ainda melhor. | |
39. | A mulher está ligada ao marido enquanto ele viver. Mas, se morrer o marido, ela fica livre e poderá casar-se com quem quiser, contanto que seja no Senhor. | |
40. | Contudo, na minha opinião, ela será mais feliz se permanecer como está. E creio que também eu tenho o Espírito de Deus. |
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